Alguém tem de surgir.


Estar ofegante é condição humana hodierna. O cansaço e o estresse que atontam qualquer pessoa têm ultrapassado os limites da tendência, nos colocando no gesso, decretando a obsolência do homem. A responsabilidade do adulto é extinguir suas forças no trabalho, no estudo, na diversão, no sexo, no amor. Seremos sempre seres extenuados por nossos próprios sistemas?

Não. As crianças passaram a saber mais dessa resposta do que nós, sabedores das coisas. Um personagem antigo da literatura e cinema norte-americanos, o Tarzan, é uma resposta longínqua para o nosso dilema: o bom selvagem. É um conceito utilizado por Jean Jacques Rousseau, que arquiteta um modo de ver o mundo democrático, esquerdista, comunista ou social. Como quiserem, mas o que digo se refere ao humano puro. O ultimato à propriedade privada, o contrato social, as leis de convivência civilizada, conceitos dos quais hoje honestamente desconheço a essência, expressam o desapego pela urgência, pela competitividade, pela posse e pelo poder que a posse ostenta.

Um mundo intercalado, sistemático, dialético, contraditório... estamos sim chegando onde eu quero, um mundo de quereres. Movido por estas querências de estarmos em todos os lugares a qualquer momento, o ser humano se superou, o que existe hoje é um conceito vencido. Existe uma espécie de homem cibernético que está a frente do que nós postulamos, ao existirmos à nossa maneira. Criou-se uma realidade que contradiz a nossa própria natureza, a subversão de valores que ameaça nossa existência, uma moral retalhada e retroativa que beira a velhacaria. Olhamos para as nossas grandezas: as grandes economias, os grandes territórios, as grandes culturas de massa, em tempo: a massa.

E dois olhos, uma boca, dois ouvidos, um nariz, as diversas superfícies tácteis, além da massa encefálica boba: a impossibilidade de abraçar o mundo. Ao passo que transformamos a Terra numa aldeia, vamos nanificando e multiplicando as coisas, até que nos exaurimos de vez. Precisamos de computadores, smartphones, robôs, máquinas, ferramentas, meios de transporte e comunicação, de lentes de precisão, de fibra ótica, de kelvin e fahrenheit, de dólares que corram o mundo todo, de um inglês nativo, de tigres asiáticos, de pilates, de bênçãos, de bíblias, de touch screen, da vida eterna e do souvenir, da monalisa e do embalsamamento, da torre Eiffel e de Babel, de Ur e Quebec... ufa! O excesso virou regra, o espetáculo virou rotina, a normalidade é uma aurora boreal em pleno meio-dia da segunda-feira de um mês qualquer, em São Paulo capital.

Precisamos dar o dobro, o triplo, dez, cem, mil vezes mais do que damos. É necessário empreender e produzir mais com menos. É imprescindível desempenhar múltiplas funções, cultivar diversos talentos, ler todos os livros de todas as épocas, atuar em todas as áreas de todos os modos. Resultado: o ser humano está fora de sistema, está down.


À deriva, em algum lugar do universo, um ser humano se esconde, com uma cerveja na mão, a flutuar no niilismo de um buraco negro qualquer. Esse homem dissidente de si mesmo se permitiu ousar, fugir da realidade, riscar um traço transgressor e irresponsável, sem lógica de mercado, nem escola de arte, buscando a essência primeira e última de si mesmo, como uma criança, desconexa do fato de existir sistematicamente. Como alguém...

Comentários

Postagens mais visitadas