Imagem do amor que sentimos


Tudo são imagens
A sua imagem está, agora, guardada para mim
Mas quantas mais se acumulam na tela branca do celular
A luz cansa meus olhos, por mais que eu ame aquela lembrança
E, por um instante, eu me sinto sufocado de mensagens
Sinto-me cansado, mesmo tendo acabado de acordar
Sinto-me pobre, mesmo tendo bebido todos os dias
E não me recordo da última vez que fiz uma refeição prazerosa

Tudo são imagens
E imagem alguma me satisfaz
Sinto o peso das andanças que fiz por aí
E, como privada sanitária, meu pensamento se desfaz de todo seu conteúdo para continuar funcionando
Meu pensamento é feito um jornal impresso que precisa estar nas bancas todos os dias
Sem se reinventar necessariamente
Trazendo notícias velhas que ninguém lê
Poemas bonitos que ninguém se importa
Fico ali sentado na praça, virando as páginas de um livro superinteressante
Enquanto as pessoas apressadas não amolam ninguém
As pessoas apressadas resolvem o necessário e desaparecem da nossa frente
As pessoas apressadas têm sua agenda, sua quantidade de entregas para fazer por dia
Eu sou só um poeta boêmio filho-da-puta, ultrapassado por natureza
(algumas pessoas já nascem póstumas, diria o filósofo)


Mas, na saúde, eu me deleito dos momentos que posso observar uma senhora caminhando com seu neto deficiente, debaixo de um guarda-chuva, para não se queimar no sol do Recife

E essa imagem me prende por alguns segundos
Essa imagem faz com quem a minha vida ultrapassada não importe
E não sei porque, exatamente, me interesso pela senhora e seu neto atravessando a ponte
O fato é que as imagens se perdem no mundo-da-vida como água descendo a corredeira
Não fazemos mais do que consumi-las
Me revezo entre amar e descrever o amor
Entre sucumbir e descrever o vício
Reconheço que, às vezes, voltaremos para casa sem nada debaixo do braço
Admito que jamais realizaremos metade dos nossos sonhos de além mar
E mesmo assim a vida valerá a pena
Como seres fugazes que somos
E, em alguma parte do universo, o amor que sentimos, por mais concentrado e transitivo que seja, fez sentido para alguém.

Comentários

Postagens mais visitadas